Relação entre produtividade e as condições ergonômicas de trabalho
CLÁUDIO ROBERTO PINHEIRO
FLÁVIA MARCELLY GUIMARÃES MACHADO
JOSÉ MÁRCIO SANTOS LIMA
RAFAEL CELESTINO RAIMUNDO
SAULO SECHIN SILOTTI
Engenharia de Produção, 2º Período,
Faculdade Do Sul Da Bahia – FASB
ORIENTAÇÃO: PROFª ESP. ROSE MARIE MENDES LIMA
Devido aos conhecimentos gerais e específicos dos integrantes do grupo na área de Segurança do Trabalho, é possível transmitir à turma, durante a apresentação do trabalho, informações relacionadas sobre a linha de pesquisa Ergonomia e Segurança do Trabalho.
Uma vez que este assunto está diretamente ligado aos processos diários de trabalho das pessoas, é cabível destacar que ele contribui para um bom desenvolvimento, rendimento e produtividade da empresa e funcionários, evitando que possíveis doenças relacionadas ao trabalho possam surgir.
Quais os métodos utilizados pela empresa para que o trabalhador não tenha prejuízo na saúde e integridade física, e nem a empresa na produtividade?
Para responder o questionamento acima, ter-se-á como hipóteses da questão: Falta de projeto adequado para as condições de trabalho que possuam relativo risco ergonômico; Falta de treinamento e conscientização sobre ergonomia aplicada ao trabalho; Falta de programas de incentivo de qualidade, saúde e segurança.
Como objetivos do projeto ter-se-ão: mostrar e verificar que a ergonomia, em suas multifaces, quando praticada por uma equipe profissional, oferece vantagens econômicas através da melhoria do bem-estar, da redução de custos e o aperfeiçoamento da qualidade e produtividade da empresa. Além disso, melhora as relações intrapessoais dos empregados e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.
Em mais palavras, ergonomia pode se definida como o trabalho interprofissional que, baseado num conjunto de ciência e tecnologias, procura o ajuste mútuo entre o ser humano e seu ambiente de trabalho de forma confortável e produtiva basicamente