Relação entre os Textos “Raça e Progresso” de Boas e “Raça e História” de Lévi-Strauss
Por exemplo, criticou as hipóteses seletivas da teoria do darwinismo social que não distinguiam de forma objetiva e distinta os aspectos biopsíquicos que implicam e motivam as condições socioeconômicas em determinada população. Criticou também os testes de inteligência de aptidões mentais que eram formulados a partir da percepção de uma determinada cultura e pressupunham a existência de uma inteligência padrão universal, mostrando assim que a limitação de se perceber a história dos povos como um programa fixo, linear e unidirecional não respeita as formas de expressão de inteligência de outros grupos.
Quanto ao determinismo biológico e as ideias de eugenia, mostrou que “as diferenças entre as raças são pequenas” em relação ao funcionamento fisiológico dos indivíduos, pois não é possível se constatar características raciais fundamentais e hereditárias para todos de uma mesma população, uma vez que o funcionamento biológico é semelhante entre raças diferentes e eventualmente diferentes dentro de uma mesma raça. Assim, passando uma ideia de variação biológica natural, mostrou que o fator biológico é mínimo no que diz respeito aos comportamentos e personalidades.
Por exemplo, apontou que a anatomia não determina o comportamento, mas sim se adapta as condições variáveis de vida nas quais está o