RELAÇÃO ENTRE ESTADO E DEMOCRACIA
Gilmar Luiz Pastorio
RA 1134658
RELAÇÃO ENTRE ESTADO E DEMOCRACIA
Curso Pós Graduação: Geopolítica e Relações Internacionais – EaD
Disciplina: Tópicos Avançados de Filosofia Política
Tutor a Distância: Everton Luis Sanches
Turma: DPGI1302TGTR
POLO TAGUATINGA
2013
1. Introdução Este artigo tem a intenção de relacionar o estado com a democracia levando em consideração dois grandes autores fundante da Teoria Política Moderna, John Locke (Segundo Tratado Sobre Governo Civil) e Jean Jacques Rousseau (Contrato Social), obras estas que influenciaram e fazem até os dias de hoje as concepções políticas e administrativas dos mais variados governos espalhados pelos cinco grandes continentes do Planeta Terra. Irá apresentar uma contextualização do entendimento de Estado de Natureza construído pelos autores, demonstrar suas semelhanças e diferenças de cada um dos entendimentos. Tem o desejo de demonstrar duas filosofias, da democracia direta e a democracia indireta representativa defendida pelo filosofo John Locke.
Por fim, caracterizar o Estado Democrático de Direito, tentando provar que este estado é uma inovação que teve origem a partir das obras estudadas por este artigo.
2. O Estado na visão de Rousseau e Locke
A leitura proposta para este artigo, Segundo tratado sobre governo civil de John Locke e o Contrato Social de Jean Jacques Rousseau, faz parte de uma doutrina que defende o Estado natural, as ideias defendidas pelos filósofos tem algumas pontos em comuns e vários aspectos divergentes.
Para ambos os autores, partem de uma lógica de que o Estado teria surgido através de um contrato onde os homens estabeleceram regras para o convívio social e subordinação política, e que anterior a este contrato a humanidade vivia em estado de natureza, sem regras e sem escala de poder.
No entanto o grau de concordância entre os autores termina aqui, no estado