RELAÇÃO ENFERMEIRO-PACIENTE
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA SAÚDE
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
ANNA KARLA
BRUNA OLIVEIRA GONZAGA
JOSÉ ROCHA GOUVEIA NETO
NATHÁLIA BIANCA
RELAÇÃO TERAPÊUTICA DESENVOLVIDA ENTRE ENFERMEIRO-PACIENTE
CAMPINA GRANDE
Agosto de 2013
ANNA KARLA
BRUNA OLIVEIRA GONZAGA
JOSÉ ROCHA GOUVEIA NETO
NATHÁLIA BIANCA
RELAÇÕES ENTRE ENFERMEIRO E PACIENTE
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Ensino e Pesquisa em Saúde I, como prova de aprofundamento dos conhecimentos e requisito para nota do 1° período do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande.
CAMPINA GRANDE
Agosto de 2013
SUMÁRIO
RESUMO
1- INTRODUÇÃO
A relação enfermeiro-paciente expressa a própria função da enfermagem, o ato de cuidar e a responsabilidade sobre alguém. Exige-se uma nova perspectiva, em que para resolver um problema específico, é necessária uma visão holística sobre o problema maior, que não se limita à técnica e considera o todo, suas partes, e suas inter-relações. Em síntese, a enfermagem tem procurado compreender o ser humano em sua totalidade em seus aspectos físicos e psicológicos.
É atividade primeira do profissional da área da saúde auxiliar os pacientes para uma melhor recuperação de seu quadro clínico, para isto é fundamental manter uma relação saudável para com o enfermo, fazendo o mesmo se sentir confiante e confortável no ambiente hospitalar. Constantemente percebemos em relações humanas a importância do afeto para adquirir-se confiança, não somente no próximo, mas confiança no sentido de se sentir mais capaz. Esta tarefa apesar de fundamental é de difícil obtenção, visto que as longas jornadas de trabalho impostas pela profissão do enfermeiro causam um grau de estresse pela falta de percepção do próprio