Teoria de peplau
ETEI
Trabalho Organização do Processo
Teoria de Peplau
Por: Elenise, Marcia, Nilton, Cassia, José Cerqueira
Prof.ª: Caroline Brandão. Trabalho
De Organização do Processo
Apresentado em cumprimento
Parcial às exigências
Do curso Técnico de Enfermagem.
Itabuna- BA, Junho de 2013
INTRODUÇÃO
Conforme a teoria das relações interpessoais de Peplau e de acordo com o autor, a enfermagem é um processo interpessoal terapêutico, através da relação enfermeiro-paciente, para conseguir ajudar a atingir a maturidade e facilitar uma vida criativa, construtiva e produtiva. Deste modo, este processo de relação enfermeiro-paciente de Peplau passa por quatro fases: orientação, identificação, exploração e resolução.
Neste trabalho, irei começar por fazer uma breve nota biográfica de Hildegard Peplau. Seguidamente, na contextualização da teoria de Peplau, farei referência ao enquadramento histórico e às fontes teóricas, abordando posteriormente os principais conceitos/definições e processo desta teórica em pormenor. No final, compararei o trabalho de Peplau com as características de uma teoria e será apresentado um estudo de caso com aplicação do processo de enfermagem de Peplau.
São estes os pontos que pretendo analisar neste trabalho com vista a atingir os seguintes objetivos: adquirir e aprofundar os conhecimentos sobre esta teoria identificar os principais conceitos da teoria; identificar as fases da relação interpessoal; relacionar as fases da relação interpessoal com as etapas do processo de enfermagem; identificar os papéis profissionais assumidos pela enfermeira; e identificar os principais contributos para a enfermagem. Este trabalho irá ser realizado segundo as normas da APA.
TEORIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
A teoria de Peplau é uma teoria aplicada em contextos específicos, sendo mais fácil a sua aplicação na