Relação do texto de edgar morin e o estágio supervisionado
O presente trabalho visa relatar a vivencia do estágio curricular supervisionado, utilizando uma fundamentação com base no texto “Os sete saberes necessários à educação do futuro, de Edgar Morin”.
O estágio baseou-se em observação na sala de aula com alunos da 7ª série do ensino fundamental, onde foi avaliado o processo educativo e demonstração da metodologia utilizada na realização da atividade de língua portuguesa e língua inglesa em uma escola estadual pública de São Paulo.
INTRODUÇÃO
Para o professor, é de suma importância utilizar de critérios específicos na seleção e escolha de materiais didáticos de boa qualidade, já que os mesmos possuem uma intensa influência nos alunos e nas atividades de aprendizagem. Para organizar atividades é necessário pensar no que fazer e como fazer, um plano de aula que seja interativo, para assim haver participação e interesse do aluno.
Para que isso aconteça, é necessário que parta de nós educadores uma mudança de pensamento do professor, onde a prática pedagógica é vivenciada dia a dia, construindo uma nova postura educativa em uma relação de interdependência entre as diferentes matérias que compõe a grade curricular da educação, como defende Edgar Morin, na interligação de todos os conhecimentos valorizando o complexo.
Com essa preocupação em mente, os educadores determinam uma postura profissional e como consequência transforma uma sociedade com responsabilidade profissional. A educação é dinâmica, e assim, exige um professor criativo, organizado, estratégico, atualizado e principalmente acompanhando as mudanças sociais, não permitindo desiquilíbrio no ensino e aprendendo com cada aluno uma nova situação que possa surgir, tratando os diferentes com diferença.
Há situações inesperadas que surgem e que podemos usar a nosso favor para aprendermos com a ocasião, e a partir daí construir nossas posturas ante a escola, a sociedade e a nossos educandos.
RELAÇÃO DO TEXTO DE EDGAR MORIN E O ESTÁGIO