Relação do tabagismo com a severidade da doença periodontal
INTRODUÇÃO
O fumo é um dos principais fatores de risco de muitas doenças no individuo (câncer, efizema pulmonar, trombose, ref;revista periodontia, vol.17- nº02- junho 2007 pag; 45 a 50) elevando a taxa de letalidade e severidade de muitas doenças e dificultando a cicatrização do tecido gengival.
O habito de fumar é um importante fator de risco para progressão da doença periodontal o fumo também causa efeitos deletérios relacionados as alterações imunológicas e ao contato com substancias nocivas capazes de causar danos ao DNA celular.
O habito de fumar é um importante fator de risco para progressão da doença periodontal.
E sua principal substancia toxica é a nicotina responsável pela perda óssea alveolar, da inserção periodontal, formação de bolsas periodontais e conseqüentemente perda de elementos dentais.
OBJETIVO
É expor fatores de riscos e em especial a ação do fumo em relação á doença periodontal e a saúde em geral.
O consumo de cigarro é considerado atualmente um importante fator de risco para muitas doenças bucais e sistêmicas e possui um papel do inicio e progressão periodontite. (CARVALHO ET AL, 2008)
Neste contexto, a doença periodontal tem se mostrado um problema de saúde pública de grande seriedade. (KIM ET AL, 2007)
SEU SORRISO TAMBEM PODE SER ASSIM!
Ou se não cuidar, pode ficar assim!!!
TUDO DEPENDE SÓ DE VOCÊ!!!
METODOLOGIA
O método utilizado foi abordar mais em relação ao “Tabagismo com a severidade da doença periodontal”.
Pesquisa bibliográfica na base de dados LILACS, BIREME, revista, sites como INCA, IBGE, DATA SUS.
Foram consultados 5 artigos científicos utilizando as seguintes palavras chaves:gengivite,gengivite e periodontite, doença periodontal, doença periodontal e tabagismo,