Relação do homem versus natureza
Muitos autores relatam a utilização dos recursos naturais pelo homem como meio para o crescimento econômico. No entanto, atualmente, sabemos que crescimento econômico não é sinônimo de desenvolvimento. Impacto
Ambiental
1- Poluição Atmosférica:
• Os poluentes atmosféricos existem sob a forma de gases e de partículas e podem ser naturais e artificiais, e fontes fixas (indústrias, usinas termoelétricas, incineradores de lixo, vulcões) e móveis (veículos automotores, trem, avião, embarcação marítima).
• Dentre os poluentes naturais, estão as cinzas e gases de emissões vulcânicas , partículas e gases de incêndios florestais e os grãos de pólen. • Os poluentes artificiais, produzidos pelas atividades humanas e
"jogados na atmosfera", são, na sua grande maioria, aqueles produzidos pela queima de combustíveis fósseis
(petróleo, gás natural e carvão mineral) ou recicláveis (lenha, álcool, etc.). Efeitos da poluição atmosférica
• Os efeitos da poluição atmosférica são numerosos e diversos, estendendo-se dos toxicológicos aos econômicos. Materiais, animais, vegetais e pessoas podem ser indiscriminadamente molestados pelos efeitos de poluentes, quer direta, quer indiretamente.
• Nos humanos, os poluentes atmosféricos gasosos ou particulados normalmente entram no organismo por via respiratória, afetando os pulmões e o trato respiratório. • Também há substâncias que provocam alterações na atmosfera, produzindo efeitos nocivos a grandes distâncias ou até sobre o planeta como um todo. Essas substâncias são denominadas de poluentes de efeito global. Esses efeitos são, principalmente, as chuvas ácidas, a destruição da camada de ozônio e o efeito estufa.
2-Poluição dos rios
Causas e Consequências
O crescimento desordenado das cidades, somado ao descaso do poder público e à falta de consciência da população,