Relação do conto negrinha com a vida em sociedade
O conto Negrinha é um conto muito cruel, mas não diferente do que acontecia na época da escravidão onde o homem branco tinha total controle sobre o negro. Onde desde aquela época já existia a desigualdade social e a soberania de poucos.
Os escravos não tinham a noção de como era realmente viver. Eles apenas cumpriam as obrigações que tinham que ser feitas e se omitiam.Essa cultura acompanhou a sociedade e hoje ainda não deixamos de alguma forma,de continuar sendo escravizados.Continuamos vivendo dentro de uma hierarquia onde os menos favorecidos e os miseráveis são os escravizados. Muitas vezes fomos omissos de expor nossas opiniões por medo do que poderá nos acontecer e acabamos por nos acomodar com a situação existente.
A constituição estabelece a educação plena da criança. Um artigo muito bonito de ler,mas que para a realidade,ainda precisa ser bem explicado e incorporado,pois as vezes a própria família explora seu filho colocando-o ainda criança para ajudar na renda familiar.
O Estado não assegura atendimento à saúde, a educação, a cultura aos menos favorecidos. A corrupção,cada vez mais as claras,revolta essa classe que tanto carece de ajuda.
O ECA também veio para fortalecer ainda mais como cada criança e adolescente deve ser tratado: com dignidade, respeito, amor, carinho. E isso não envolve só criança e adolescente.Todo ser humano,independente de raça,sexo,classe social deve ter os mesmos direitos à saúde,educação,dignidade,respeito.Precisamos deixar de ser escravos,talvez de nosso próprio pensamento.Daquele pensamento opressor da época da escravidão e começarmos a pensar sobre como podemos melhorar a convivência em sociedade.
Como pedagogos que seremos cabe a nós plantarmos uma semente de questionamento eterno em nossos alunos para que diante de qualquer situação e acontecimento, este saiba indagar o porquê e para que e se isso realmente irá ser importante para sua vida. Deixando de apenas aceitar e se escravizar