Relação da adm com eng civil
Curso: Engenharia Civil 1º período
Matéria: Administração
A administração trata desde o início, de organizar o trabalho de forma racional. Só a partir do século XIX, começa adquirir status de ciência, com as tentativas de aplicações de métodos científicos aos estudos e aprimoração do método de trabalho, assim como o desempenho do trabalhador.
A engenharia civil é uma das mais antigas profissões da humanidade, a primeira denominação vem dos Romanos. A engenharia era responsável por projetar, construir, as estradas, pontes, aquedutos, palácios, sistemas de esgotos ou qualquer obra ligada a vida das pessoas em sociedade.
A administração se caracteriza como uma atividade meio, não é um fim em si mesmo, administrar diz respeito ao desempenho da organização como um todo em um determinado contexto. Desempenho, por sua vez, está relacionado aos conceitos de eficácia que é a capacidade de realizar objetivos, eficiência que é utilizar produtivamente os recursos e efetividade que é realizar a coisa certa para transformar a situação existente.
A engenharia civil é uma profissão fim, pois é responsável pelo planejamento, coordenação, projeto, fiscalização, construção, operação e manutenção de qualquer obra ligada a indústria da construção civil.
Os conceitos e técnicas de administração devem servir para que as organizações alcancem o desempenho que desejam, no entanto as organizações não são iguais, possuem objetivos contam com recursos diferentes entre si.
O conhecimento das noções básicas de administração prove meios para que o profissional da área de engenharia civil desenvolva as suas atividades com eficácia, eficiência e efetividade, permitindo assim a excelência da organização do trabalho, gerando atividades cada vez mais completas. Sendo uma atividade meio e a outra fim, conclui-se que elas se completam, buscando sempre um objetivo comum, a excelência da organização do