Relação Administrador Meio Ambiente
Curso- Administração 4° Semestre
Disciplina- Administração da Qualidade
Docente- Rosana Brito Santos
Discente- Eliete Moreno Chaves
Data: 22/10/2014
Resenha Crítica (Baseada no vídeo “A História das Coisas”) a Respeito do nosso Papel Enquanto Administradores
A sociedade está sofrendo de um problema generalizado, diante do consumo excessivo. Nossa contemporaneidade tem nos mostrado que consumir é bom, os meios de comunicação de massa nos transformam em seres alienados, aceitamos as ideias sem antes fazermos um julgamento. Então compramos, Compramos e compramos... em ritmo desenfreado.
O que pensamos sobre tudo isso? Acredito que a grande maioria não tem pensado sobre esse assunto. Assunto este que deve ser tratado com muita importância e responsabilidade, nosso futuro depende das nossas atitudes hoje. Analisando tudo que está acontecendo com o nosso planeta, vem à indagação o que podemos fazer para mudar esta história? A resposta a essa pergunta é Responsabilidade Socioambiental.
A Responsabilidade Socioambiental é uma postura que cabe a nós Administradores adotarmos em beneficio da sociedade e ao meio ambiente. E para que isso aconteça em nossa gestão, devemos criar políticas corporativas, com princípios e valores que devem ser seguidos e compartilhados com todos os colaboradores.
Na Empresa “X” Fábrica do segmento de costura, foram implantadas algumas regras que estão em vigor algum tempo e já demonstram resultados significativos, tanto para economia, quanto pelo impacto ambiental.
1. Regra- Adote um copo- Esta regra é para que todos os funcionários tenham os seus próprios copos, evitando utilizar um copo descartável toda vez que tiver necessidade de beber água ou café. Deixando os copos descartáveis apenas para os clientes;
2. Regra- Uso de papel somente o necessário, fazer reuso se possível;
3. Regra- Economizar água- antes a limpeza da empresa era feita utilizando a mangueira, desperdiçando muita