ADM no Contexto Brasileiro
1. Defina os termos “organização” e “administração”. Por que administradores são tão importantes para o sucesso das organizações?
os
Organização pode ser definida como um grupo de pessoas que visam o mesmo objetivo e tentam alcança-lo, as organizações podem ser formais como, por exemplo, um exército e uma empresa, ou informais como um grupo de amigos jogando cartas. Administração pode ser definida como “Administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente”. Cabe ao Administrador criar objetivos e guiar a organização de forma a alcançá-los, e preparar a organização para mudança, procurando adaptá-la a um ambiente cada vez mais dinâmico e imprevisível, podendo assim trilhar o sucesso da organização.
2. Contraste os conceitos de eficiência e eficácia. Qual é o mais importante para o desempenho da organização?
Eficiência é a capacidade de desempenhar corretamente as tarefas, ou seja, fazer bem feito. Eficácia é a capacidade de realizar as atividades da organização de modo que alcance os objetivos estabelecidos, ou seja, simplesmente concluir a atividade. Os dois conceitos são importante, pois é necessário utilizar os dois de uma forma equilibrada, não adianta ter produtividade gastando muito recurso, assim como não adianta gastar menos recurso e não atingir a produtividade.
3. Quais são as funções básicas do processo de administração? Como estas se inter-relacionam?
As funções básicas do processo Administrativo são o PCOD (PLANEJAR,
ORGANIZAR, DIRIGIR e CONTROLAR), apesar de serem quatro funções distintas, elas estão relacionadas e são interdependentes, dessa forma o gestor tem que ter em mente os efeitos que uma exerce sobre as outras.
O Planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais