relaçoes na adolescencia
ADOLESCÊNCIA
ADOLESCÊNCIA
Período cronológico: dos 10 anos aos 19 anos (OMS)
Adolescere – crescer
Período de mudanças
2
3
Assim, será a transição da infância para a idade adulta, de um estado de dependência para um estado de maior autonomia.
É mudança, crescimento, desafio e inquietação que culmina com a formação de valores e da identidade que caracteriza a vida adulta.
4
QUALIDADE DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E
DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO
Na passagem da infância para a adolescência, ocorre um desenvolvimento cognitivo.
Pensamento concreto
Pensamento abstracto
O jovem começa a ter capacidade de gerar alternativas face a uma situação e a descentrar-se do presente, perspectivando o futuro (Piaget, 1972, cit in Remédios, 2010).
5
As mudanças nas capacidades mentais têm também repercussões para as percepções no domínio social.
O adolescente possui um nível de desenvolvimento cognitivo e a experiência de vida que aproximam a sua percepção e compreensão da dos adultos com quem convive (Fachada, 2010).
É capaz de interpretar interacções e inferir características psicológicas a partir dos comportamentos que observa. É capaz de assumir a perspectiva do outro – descentração intelectual
(Selman, 1980, cit in Remédios, 2010; Fachada, 2010).
No entanto, estes resultados são discutíveis actualmente uma vez que existem estudos que relatam a presença de egocentrismo ao longo de toda a adolescência e não a existência do declínio evidenciado outrora (Schwartz, Maynard, & Uzelac, 2008 cit in Remédios, 2010).
6
TEATRO DEBATE
Cena: Festa académica / Queima das fitas
“Uma coisa fantástica!”
Noite da queima/ semana académica! Muita música, dança e alegria! Os três amigos estão muito divertidos até que chegam mais 2 amigos embriagados com garrafas com bebidas alcoólicas a incentivarem os amigos a beberem