Relaçoes Interpessoais
Foi a partir de 1903 que surgiram os primeiros estudos científicos de Gestão e Administração de Empresas.
Três aspectos configuram qualquer atividade organizacional:
estrutura: sistema de trabalho (hierarquia administrativa)
tecnologia: método de trabalho nas tarefas operacionais
comportamento: conhecimento + atitudes + habilidades = sucesso da empresa
O homem é um ser social: desde o nascimento tece relações sociais, primeiro com a família, depois com a sociedade.
“Somos seres sociais não apenas porque dependemos de outros para viver, mas porque os outros influenciam na maneira como convivemos conosco mesmo e com aquilo que fazemos”. (Eugenio Mussak - especialista nas áreas de liderança e desenvolvimento humano e profissional)
Para uma relação interpessoal existir, basta haver mais de uma pessoa e, dependendo dos fatores, a relação terá maior ou menor duração.
Quando entramos em uma empresa, nos deparamos com um ambiente de trabalho dinâmico e competitivo, onde as pessoas se relacionarão dentro do todo chamado organização. Dentro desta organização, as 4 principais variáveis que propiciam o surgimento e a manutenção das relações interpessoais são: Indivíduo e sua personalidade; Objetivos e Metas em comum; Gestão de Pessoas; e Meio Ambiente.
Esses aspectos ditarão o modo como as relações se desenvolverão, embora existam outros como a economia, política, entre outros.
O que é grupo afinal?
Podemos definir grupo como a união de pessoas cujo agrupamento se dá por conta de semelhanças ou características afins, ou seja, um conjunto de pessoas com objetivos comuns, que se reúnem por afinidades = processo dinâmico. O alcance destes objetivos deve ser