Uso terapêutico dos ultrasons
FCE – Faculdade de Ceilândia
Disciplina: Biofísica
Docentes: Dr. Araken dos Santos Werneck Rodrigues
Discente:Aíla de Lima Oliveira
Matrícula:13/0140759
Turma: “A”
Atividade discente: Pesquisa bibliográfica – Resenha – Uso terapêutico dos ultra-sons.
Ultra-som é a pressão de som cíclica, com uma frequência maior do que o limite superior da audição humana. Embora este limite varia de pessoa para pessoa, é cerca de 20 kilohertz (20.000 hertz), em jovens adultos saudáveis, e, assim, de 20 kHz serve como um limite inferior útil na descrição de ultra-som.
A produção de ultra-som é usado em muitos campos diferentes, normalmente para entrar em um meio e medir a assinatura reflexão ou o fornecimento de energia concentrada. A assinatura reflexão pode revelar detalhes sobre a estrutura interna do meio, a propriedade também utilizada por animais, como morcegos para caçar.
A aplicação mais conhecida de ultra-som é o seu uso em ultra-sonografia para produzir imagens de fetos no útero humano. Há um grande número de outras aplicações.
O limite de frequência superior em humanos (cerca de 20 kHz) é causada pelo ouvido médio, que atua como um filtro passa-baixo. Audição pode ocorrer se ultra-ultra-som é alimentado diretamente para dentro do osso do crânio e atinge a cóclea, sem passar através do ouvido médio. Estudos científicos cuidadosamente desenhados foram realizados apoiar o que os autores chamam de efeito hipersônico - que, mesmo sem ouvi-lo conscientemente, som de alta freqüência pode ter um efeito mensurável sobre a mente.
É um fato em psicoacústica que as crianças podem ouvir alguns sons de alta-frequência que os adultos mais velhos não podem ouvir, porque nos seres humanos o tom da audiência limite superior tende a ser menor com a idade. A empresa de telefonia celular tem usado isso para criar toques de campainha, supostamente, só é capaz de ser ouvido por humanos mais jovens, mas muitos idosos afirmam ser capaz de