Relaçao de transformaçao
Relaçao de transformaçao
A RT é determinada na fabricação dos Transformadores pela razão entre o número de espiras do enrolamento primario sobre o número de espiras do enrolamento secundário, assim conhecendo-se a RT e a tensão no circuito secundário, tem-se o valor da tensão no circuito primário. Os TPs podem ser considerados especiais, pois são fabricados de forma a apresentar uma RT com ótima exatidão, ou seja, uma pequena variação na tensão do primário causará uma variação proporcional também no secundário, permitindo assim que indicação no voltímetro apresente uma incerteza de medição muito pequena. A tensão reduzida do circuito secundário também é usada para alimentar, de forma igualmente segura, os circuitos de proteção e controle de subestações.
A bobina do transformador à qual se aplica a tensão de entrada é denominada enrolamento primário. A passagem de corrente por ela estabelece um campo magnético que induz a tensão na outra bobina (enrolamento secundário).
Como a grandeza da tensão induzida depende do número de espiras do secundário, em relação ao número de espiras do primário, a relação de espiras é uma característica nimportante do transformador. É definida como a relação entre o número de espiras do primário