relaçao de pais e filhos na adolescencia
4137 palavras
17 páginas
1.RESUMO. Através das mais variadas formas de comunicação que o afeto e os vínculos afetivos são transmitidos dos pais para os filhos. É também por meio da comunicação que se transmite confiança e segurança na relação entre pais e filhos, primeiramente dentro da família e posteriormente na sociedade. Os pais como sendo a primeira figura de contato dos filhos, tem uma grande influência no processo de desenvolvimento deles, mais tarde, outras relações sociais vão se formando trazendo mais contribuições para o desenvolvimento da personalidade dos adolescentes, mas é na relação com os pais que se constitui a base referencial de todas as outras, por serem eles os responsáveis em transmitir as primeiras informações e interpretações sobre o mundo.Na adolescência essa relação de pais e filhos na maioria das vezes é bastante conflituosa, causando muitas vezes desespero por parte dos pais, em não mais saberem como agir em certas situações com seus filhos adolescentes, onde a relação entre pais e filhos acaba por se distanciar. .
Palavras chaves: Adolescência . Conflitos . Filhos . Pais .
2.INTRODUÇÃO
Os sentimentos de insatisfação, da inquietude, da passividade, a rebeldia e as confusões em outros sentimentos e emoções fortes, são normais e compreensíveis nessa fase de mudanças, afinal tudo que é novo nos remete a sentimentos e emoções novas.
Cabe aos pais apoiar, compreender e ensinar os adolescentes a andar e dar um passo de cada vez.
Ser pai é cuidar, é orientar sobre o mundo, é proteger, é ser justo, é ter controle e apoiar, é ainda, ter a responsabilidade de ensinar aos filhos crenças e valores morais, sociais, religiosos, ensinar regras e conceitos, é cobrar limites, para que estes se tornem adultos responsáveis, autônomos, felizes e aptos a viver em sociedade.
A adolescência é uma fase de conhecer novos e diferentes grupos, novas maneiras de viver, e de se colocar na vida, é o momento de ir para o mundo em busca da auto-afirmação,