A adolescência, pais e filhos, conflitos e contradições.
Colégio:
Aluno:
Número:
Série:
Turno:
Tema: A adolescência, pais e filhos, conflitos e contradições.
1 INTRODUÇÃO
A adolescência é considerada uma fase de conflitos, de encontros e desencontros, em que o jovem busca se encontrar no mundo de hoje. Nessa etapa existem constantes transformações físicas e psicológicas, por ser uma fase de transição entre a infância e a fase adulta. Nesse período, o adolescente vai descobrindo realmente quem ele é e, assim, amadurecendo.
Uma das dificuldades mais comuns entre os adolescentes é conseguir entender as mudanças que acontecem nessa fase da vida. É muito comum que essa dificuldade acabe por se refletir em suas emoções.
O estudo desse tema é, portanto, bastante importante para que possamos compreender melhor essa fase da vida, os seus conflitos e contradições.
2. ADOLESCÊNCIA
2.1 A Adolescência e a puberdade
Muitas pessoas confundem adolescência com puberdade. A puberdade é a fase inicial da adolescência, caracterizada pelas transformações físicas e biológicas no corpo dos meninos e meninas. É durante a puberdade (entre 10 e 13 anos entre as meninas e 12 a 14 entre os meninos) que ocorre o desenvolvimento dos órgãos sexuais. Durante a puberdade, os meninos passam pelas seguintes mudanças corporais e biológicas: aparecimento de pelos pubianos, crescimento do pênis e testículos, engrossamento da voz, crescimento corporal, surgimento do pomo-de-adão e primeira ejaculação. Entre as meninas, as mudanças mais importantes são: começo da menstruação, desenvolvimento das glândulas mamárias, aparecimento de pelos na região pubiana e axilas e crescimento da região da bacia.
2.2 Hormônios e comportamento
Durante a adolescência ocorrem significativas mudanças hormonais no corpo. Além de favorecer o aparecimento de acnes, estes hormônios acabam influenciando diretamente no comportamento dos adolescentes.