Relaxamento E Alongamento P S Hidro
“O processo de envelhecimento no indivíduo saudável está relacionado com inúmeras alterações físicas e psicológicas. A diminuição da força muscular e flexibilidade articular alteram a coordenação motora e o equilíbrio, interferindo negativamente na manutenção de um estilo de vida saudável e na prática das atividades de vida diária1, podendo ser facilmente observada pela dificuldade de realização de tarefas simples como carregar compras ou subir em ônibus. O exercício é um importante coadjuvante na prevenção das quedas e tratamento de suas consequências.” (Paula, 1998).
Sabe-se que, logo após uma atividade física, é importante que o aluno faça novamente um alongamento, para que, além de alongar os músculos novamente, também tenha um poder relaxante sobre os mesmos.
Para idosos, esses exercícios se tornam essenciais para evitar uma lesão tanto óssea, quanto muscular. Segundo Paula, 1998 um programa bem planejado deve conter exercícios para aumento da força muscular, flexibilidade articular e aumento da capacidade aeróbia. São exercícios voltados mais para membros superiores, mas que não deixa de fora os inferiores.
Preferencialmente tais exercícios devem buscar o equilíbrio, coordenação, atuação de grandes grupos musculares e principalmente movimentos que visem à simplicidade.
Por fim, conclui-se que ficar atentos às particularidades da hidroginástica, tira-se vantagens da mesma, principalmente na terceira idade. Concomitantemente, os resultados físicos, psicológicos e sociais já se mostram visíveis, onde consequentemente a hidroginástica conquista mais adeptos a tal atividade.
PAULA¹, Karla Campos de; PAULA², Débora Campos de. Hidroginástica na Terceira Idade. Vol. 4 no.1 Niterói: Revista Brasileira Medicina do Esporte. 1998.