Relatórios
Periodontite apical crônica é um processo inflamatório que atinge o ápice da raiz dental e consequentemente ocorre a perda da lâmina dura apical, ela é assintomática e sua reabsorção radicular não é comum .Grande parte das lesões são descobertas durante exames radiográficos de rotina .
O forame apical ,canais secundários , canais laterais e tubérculos dentários representam importantes vias de comunicação entre a poupa e os tecidos periodontais por onde as bactérias e seus produtos metabólicos podem se deslocar . Múltiplos mecanismos estão envolvidos com as alterações patológicas associadas com a formação de lesões Peri radiculares ,sejam elas agudas ou crônicas . Periodontite Apical Crônica e resultado da necrose pulpar e geralmente tem-se um ligeiro desconforto . O resumo aqui relatado foi retirado de um artigo cientifico onde foi realizado em pacientes acima de 60 anos de idade atendidos nas clinicas de semiológia , Prótese Dentarias e clinicas integradas da Faculdade de odontologia da UPE,UFPE e FOR com o objetivo de avaliar a prevalência de Periodontite Apical Crônica em idosos através de exames radiográficos.
Conclui-se que a prevalência de lesões em pacientes idoso foi considerado baixa mesmo levado em considerações a pequena amostra que foi de 32 paciente sendo quarto do sexo feminino e 28 do sexo masculino. Ficou ciente que a terceira idade necessita de informações de ação diferenciada e de uma rede de conhecimento que estejam aptos a atender as suas necessidades . O crescimento na procura deste tratamento especializado vem aumentado, tendo em vista que, a expectativa de vida da população mundial tem aumentado , e assim vem crescendo a procura deste serviço diferenciado