Relatório
Departamento de Ciências Exatas e da Terra
Curso de Química Industrial
Disciplina: Microbiologia e controle de qualidade
MEIOS DE CULTURA SELETIVOS
Dionatan Rafael Sobucki
Gracieli Pauli
Macalister Rauber Bochlke
Pâmela Trevisol
Professora: Claudia Verdum Viegas
Santo Ângelo
08 de maio de 2013
1 Objetivo
Observar o crescimento das bactérias, que foram semeadas em meios de culturas diferentes, sendo que as bactérias só crescem em um meio adequado para o seu crescimento, ou seja, que contenha as substâncias necessárias para o seu desenvolvimento.
2 Introdução
Os meios de cultura são conjuntos de substâncias, formuladas de maneira adequada, para serem capazes de promover o crescimento bacteriano, em condições de laboratório.
A maioria das bactérias pode ser cultivada em laboratório, utilizando-se meios de cultura, porém, muitas espécies bacterianas necessitam de substâncias mínimas para o seu crescimento. Assim, o crescimento bacteriano em diferentes meios de cultura, fornece as primeiras informações para a sua identificação. Sendo de extrema importância conhecer o potencial de crescimento de cada meio de cultura e adequar ao perfil bacteriano esperado para cada material.
Existem inúmeros meios de cultura, sendo divididos em meios não seletivos, meios seletivos e meios diferencias.
Os meios não seletivos proporcionam o crescimento de Gram negativos e Gram positivos, de fungos e leveduras, sendo rico em vários nutrientes.
Os meios seletivos tem a finalidade de selecionar as espécies que desejam isolar e impedir o desenvolvimento de outras bactérias, essa seleção é feita através de sua composição, ou seja, tem a adição de corantes, antibióticos e outras substâncias com capacidade inibitória para algumas bactérias, em outras palavras não tem os nutrientes necessários para o crescimento de certas bactérias.
Um exemplo de meio seletivo é o Agar Sal Manitol,