Relatório
AFERIÇÃO DA GASOLINA
1. INTRODUÇÃO
Gasolina é essencialmente um produto de petróleo cru. É produzida pelo processo de destilação. É uma mistura de hidrocarbonetos obtida a partir da destilação de petróleo, não sendo, portanto, uma substância pura. No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica).
A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico). Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico. Quando a gasolina (que contém álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool.
O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Isto é, aqui aplica-se o dito "semelhante dissolve semelhante": substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares.
A concentração de álcool na gasolina brasileira, segundo o CNP - Conselho Nacional do Petróleo, deve estar entre 18% e 25%.
2. MATERIAL E MÉTODO
Objetivo:
De acordo com o percentual definido pela ANP (Agência Nacional do Petróleo ), podemos encontrar no máximo 25% de álcool na gasolina, por este motivo, realizaremos um experimento para comprovar isto na amostra de gasolina disponível.
Material:
* 2 amostras de gasolina comum diferentes; * 2 Provetas de 50 ml; * Água destilada;
Realização do experimento
Adicionamos 25 ml da primeira amostra de gasolina comum na proveta 1 e 25 ml de gasolina da segunda amostra na proveta 2 e completamos ambas as provetas com água destilada até atingir 50 ml.
Agitamos as provetas para que a água e a gasolina se misturem, depois deixamos em repouso para observar os resultados.
3. POR QUE O ETANOL INTERAGE MELHOR COM A ÁGUA DO QUE COM A GASOLINA?
A capacidade que as ligações possuem de atrair cargas elétricas se