Relatório
Primeiramente foi observado o comportamento operante do rato Sniffy em seu nível basal (pré-experimental).
Num segundo momento com o treino ao comedouro Sniffy foi reforçado a se aproximar do comedouro, através da liberação de sucessivas pelotas de alimento, e passar por um processo de aprendizagem pela pressão à barra, com o alimento liberado, que de acordo com a literatura consultada Moreira e Medeiros (2007) dá-se o nome de Modelagem.
Na terceira fase foi introduzido um som à barra, que quando pressionada liberava o alimento. Esse procedimento de acordo com a literatura utilizada,que foi um emparelhamento de um estímulo neutro a outro incondicionado, fazendo com que o sujeito associasse o som à pressão da barra e à liberação do alimento, aprendendo a pressionar a barra sozinho para receber comida dá-se o nome de reforçamento contínuo.
E finalmente foi plicado o procedimento de extinção onde o estímulo reforçador é retirado e o rato então volta ao seu comportamento operante em nível basal novamente.
MÉTODO
Sujeito
Rato virtual ingênuo e em privação de alimento.
Material
Foi utilizado o Programa Sniffy Pro versão 2.0, que permite ao usuário preparar e excutar uma grande variedade de experimentos de condicionamentos clássicos e operante, e permite colher e dispor dados de uma maneira que simula o modo como os psicólogos trabalham em seus laboratórios. Além disso, em razão de o programa simular e mostrar simultaneamente alguns dos processos psicológicos que os psicólogos acreditam ser empregados pelos animais (e pelas pessoas), o Sniffy Pro apresenta alguns aspectos da aprendizagem que não poderia ser observado caso o observador estivesse trabalhando com animal vivo. Alloway, Wilson, Grahan (2006).
Procedimentos
Foi utilizado para o presente trabalho consulta ao livro da disciplina Psicologia Geral e Experimental: Princípios Básicos de Análise do Comportamento, para fundamentar os