Redes sociais
Hoje, é extremamente difícil encontrar alguém que viva a “vida da internet”, e não tenha pelo menos uma conta em redes sociais. Facebook, Google Plus, Twitter, Linkedin, Flickr e até mesmo o Orkut, fazem partes de nosso dia-a-dia. Existem diversas plataformas, e elas possibilitam quase tudo: Compartilhar interesses, informações ou arquivos; encontrar um par amoroso; informar-se sobre trânsito, clima, festas e eventos ou simplesmente expor sua opinião. As Redes sociais surgem exatamente dessa necessidade do ser humano em compartilhar com o outro, criar laços sociais que são norteados por afinidades entre eles.
Com a popularização da internet a partir dos anos 2000 as redes sociais digitais começaram a ganhar força. Atualmente, a variedade de produtos desse mercado é enorme, apresentando inclusive categorias com públicos bem segmentados. Com alternativas que vão muito além de apenas Facebook, Twitter, Orkut e MySpace, nós temos gastado cada vez mais tempo do nosso dia interagindo com outras pessoas através das redes sociais. Para você ter uma noção do que estamos falando, uma pesquisa da ComScore, revelou que os quase 1 bilhão de usuários do Facebook gastam 405 minutos por mês acompanhando os seus perfis.
Qual foi a primeira rede social do mundo?
Vale lembrar, que por definição, rede social é o relacionamento entre indivíduos com interesses comuns, portanto, não necessariamente está vinculada a internet.
ClassMates.com (1995)
Com o propósito de realizar um reencontro entre os amigos de faculdade, escola, etc. O ClassMates cujo sua tradução ao pé da letra é “Colegas de Classe” surgiu em meados de 1995 onde figurava como a primeira rede social na internet, isto é, levou para o online os laços sociais que haviam sido criadas no ambiente offline. Com um enorme sucesso no Canadá e Estados unidos o site possuía um modelo de serviço pago, ao contrário das redes que chegariam pouco tempo depois
CONCEITO
Ao contrário do que muitos pensam, falar de