Relatório
Disciplina: Química Analítica
Equilíbrio Químico – Deslocamento de Equilíbrio
Cajazeiras, 2013
Professor: Francisco Ferreira de Sousa
Autores (Grupo): Geraldo Barbosa Cavalcante Segundo Ilderlânia Cosmo de Lira José Wallysson Soares Pinheiro
Equilíbrio Químico – Deslocamento de Equilíbrio
Cajazeiras, 2013
Objetivos:
associar o conceito de reversibilidade de reação a alguma coisa perceptível visualmente, procurando fazer isto deslocando quantitativamente dois sistemas em equilíbrio.
Fundamentação (Introdução) Teórica
Os equilíbrios químicos constituem uma parte da Físico-Química e necessitam de certa abstração para serem entendidos como fenômenos reversíveis que são. Henri Louis Le Chatelier, cientista francês, enunciou o princípio geral do deslocamento de equilíbrios químicos:
É o princípio de Le Chatelier da fuga ante a força. A concentração, a pressão e a temperatura são as forças que atuam sobre os equilíbrios químicos. Nas nossas experiências, estudaremos os deslocamentos de equilíbrios químicos em função da concentração, fato que indiretamente comprova a existência do equilíbrio.
1. Quando se aumenta a concentração de um dos componentes do equilíbrio, este se desloca no sentido de consumir o reagente adicionado.
2. Quando se diminui a concentração de um dos componentes do equilíbrio, este se desloca para repor o componente retirado.
Um dos equilíbrios que mais se presta para demonstração experimental é representado pela reação
porque o Fe(SCN)3é um sal solúvel de cor vermelha característica. É fácil concluir que, deslocando-se o equilíbrio para a direita, ocorrerá uma intensificação na cor vermelho-sangue do meio e vice-versa. Outro equilíbrio bastante interessante para observações experimentais é aquele entre cromatos (soluções