Relatório
RENDIMENTO DE UMA REAÇÃO DE PRECIPITAÇÃO
CURITIBA
2014
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE QUÍMICA:
RENDIMENTO DE UMA REAÇÃO DE PRECIPITAÇÃO
CURITIBA
2014
SUMÁRIO
1) INTRODUÇÃO 4
2) OBJETIVO 4
3) METODOLOGIA 4
3.1 MATERIAIS E REAGENTES 4
3.1 PROCEDIMENTO 5
5 CONCLUSÃO 9
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1) INTRODUÇÃO
Uma equação química conveniente ajustada fornece informações a respeito das quantidades dos reagentes consumidos e produtos formados. A relação estequiométrica entre produtos e reagentes permite calcular a massa de produto a ser obtida a partir de massas conhecidas dos reagentes. Essa massa, contudo, é um valor teórico, já que a manipulação dos reagentes sempre induz à perdas, por mais cuidados que possamos ter. A relação entre a quantidade de substancias obtida experimentalmente e a quantidade calculada, multiplicada por cem, nos fornece o rendimento percentual da reação. O cromato de bário, um sólido amarelo, insolúvel em água, é precipitado pela reação entre cloreto de bário e cromato de potássio em meio aquoso.
2) OBJETIVO
Comprovar experimentalmente a ocorrência de reações de deslocamento entre metais através da fila de reatividade química ou tabela de potenciais de oxirredução; identificar alguns elementos metálicos por meio das cores.
3) METODOLOGIA
3.1 MATERIAIS E REAGENTE
Materiais:
Vidros de relógio;
Funil;
Provetas;
Suporte com anel de ferro;
Béqueres;
Bastões de vidro;
Papel de filtro.
Substâncias:
Cromato de potássio;
Cloreto de bário.
3.2 PROCEDIMENTO
Primeiramente fomos até a balança pesar 0,80g de cromato de potássio e 0,60g de Cloreto de Bário cada um em um béquer diferente.
Aos 0,80g de Cromato de Potássio adicionamos 100 ml de água destilada medida em proveta, e agitamos com bastão de vidro e após a dissolução completa