Relatório
Como se condiciona o comportamento operante. De exemplo;
O que é reforço. O que é reforço negativo e positivo. De exemplo de cada um;
Explique os processos de esquiva e fuga com os reforçamentos negativos;
O que é extinção e punição. De um exemplo para cada caso;
O que é generalização e discriminação. De um exemplo de cada um;
1- O comportamento operante é nada que o nosso comportamento perante a sociedade, ao ambiente. Podemos dizer que ele age de forma direta e indiretamente sobre o mundo. Considerando que as consequências de um comportamento podem influenciar a probabilidade de este ocorrer novamente. Exemplo: O sorriso de uma criança ao reconhecer sua mãe; A ação de uma criança ao mexer em objetos.
2- Condicionamento operante é o tipo de condicionamento que utiliza às consequências do comportamento como um esclarecimento do comportamento. Exemplo: Se uma criança que nunca teve contato com o fogo, coloca seu dedo na chama e consequentemente o queima e sente dor, quando esta mesma criança tiver outro contato como fogo já não mais irá se aproximar, já que sua experiência anterior gerou uma aprendizagem. Entretanto alguns indivíduos não conseguem aprender em uma única experiência, é necessário reforçá-la, fazer com ela aconteça outras vezes para que se tenha o comportamento desejado. É desta forma que se condiciona o comportamento operante, fazendo com que ele se repita mais vezes.
3- Reforço é toda consequência que, uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência da resposta. Reforço negativo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua. Exemplo: Quando desligamos o telefone durante uma conversa desagradável retirando assim, do ambiente um estimulo aversivo.
Positivo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. Exemplo: O comportamento de estudar bastante é reforçado pelo estímulo reforçador de se receber uma boa nota.