passo 2
Tipos de embalagens
Rótulo:
É toda e qualquer informação relativa ao produto, transcrita em sua embalagem. Por ser uma forma de comunicação visual, pode conter a marca do produto e informações sobre ele.
Embalagens primárias, secundárias, e terciárias:
Embalagem Primária: que está em contato direto com o produto.
Embalagem Secundária: designada para conter uma ou mais embalagens primárias, podendo não ser indicada para o transporte.
Embalagem Terciária – agrupa diversas embalagens primárias ou secundárias para o transporte, como a caixa de papelão ondulado.
PROCESSOS DE UNITIZAÇÃO DE CARGAS
Carregar, descarregar e movimentar materiais é além de uma atividade, um esforço que boa parte das empresas realiza em suas atividades e operações de funcionamento. São, contudo, operações que nada ou pouco agregam qualquer valor ao produto confeccionado, armazenado ou estocado, e que para complicar ainda possuem custos, elevados às vezes. São fatores decisivos na competitividade das empresas e alvo de observação em termos da relação “custo x produção”.
Assim, uma das alternativas reduzir esse custo é a chamada “unitização de cargas”.
Trata-se de um processo de utilização de embalagens, caracteristicamente terciárias, com intuito de promover o deslocamento mais adequado de cargas a um esforço consideravelmente menor e a um custo condizente.
Essa forma de gerenciar as operações é comum e vem sendo empregada por várias empresas. Gera-se maior retorno de capital, o que contribui com a maximização de resultados, e por que não dizer a geração de lucro, ampliam margens de segurança reduzem o lead time de produção e facilitam o manuseio de produtos.
Velhos conhecidos, a unitização usa e se apoiam em dispositivos e elementos como pallets e contêineres, formas comuns atualmente.
As cargas são unitizadas considerando:
1. Cargas paletizadas;
2. Pré-lingadas;
3. Contêineres;
4. Tipos e formas especiais de unitização;
SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO