relatório
HABILITAÇÃO AO MAGISTÉRIO
EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO
ENSI
CURITIBANOS, SC,
Agosto, 2014
Tema: Receita
Objetivo(s)
- Ler para localizar informações;
- Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
Material necessário
- Livros de receitas;
- Receitas diversas (doces, bolos, sucos, biscoitos e tortas).
Metodologia:
Escolha com os alunos uma receita simples para executar (pode ser um biscoitinho com poucos ingredientes ou um bolo). Diga que num primeiro momento farão o prato escolhido e depois irão procurar nos livros distribuidos uma receita parecida para comparar os ingredientes e o modo de fazer.
Faça a receita escolhida, seguindo as instruções do texto escrito. Neste momento, todos recebem a cópia do texto. Você faz a leitura das instruções e os estudantes participam da atividade, acompanhando a leitura e a execução da receita.
Em seguida, proponha que, em duplas, procurem nos livros uma receita do mesmo prato. Por exemplo: se vocês fizeram bolacha de leite, todos devem procurar bolacha de leite; se assaram um bolo de milho, precisam procurar bolo de milho, receitas, culinária, bolo de milho etc.
Com a receita já escolhida, peça que a comparem à realizada por você. Em seguida, proponha que alterem a versão encontrada para que fique igual à receita executada no grupo. Para comparar os dois textos, as crianças utilizam seus saberes sobre a escrita, a identificação de palavras conhecidas (como ingredientes), de números e de quantidades. Elas utilizam todo o saber de que dispõem sobre a escrita e o texto receita para descobrir o que não sabem. No momento de organizar as duplas, é preciso considerar que para essa atividade quem tem escrita pré-silábica deve ser agrupado com quem possui escrita já fonetizada (que faz análises sonoras convencionais). Essa não é uma regra, mas, nesse caso, as crianças