Relatório
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
Whelton Brito dos Santos
Paulo Victor B. da Costa
MEDIDAS DE CORRETE E DIFERENÇA DE POTENCIAL
CAMPINA GRANDE-PB
MAI/2011
Whelton Brito dos Santos
Paulo Victor B. da Costa
MEDIDAS DE CORRETE E DIFERENÇA DE POTENCIAL
Relatório solicitado na disciplina de Laboratório de Física II, ministrada pelo Professor José Carlos Justino. No curso de Eng. Sanit. E Ambiental, na UEPB |
Professor: José Carlos Justino
CAMPINA GRANDE-PB
MAI/2011
1- INTRODUÇÃO Corrente elétrica e diferença de potencial são grandezas importantes no estudo da eletricidade, e é sobre elas que iremos tratar neste trabalho, falando de como se comportam em um circuito, das suas características, o que são, suas aplicações e de que forma são quantizadas e quais aparelhos utilizar para isso, ou seja, entender o real significado destas grandezas.
2- OBJETIVO * Medir a corrente que percorre o circuito correspondente a cada tensão produzida. * Verificar se os resistores utilizados são ôhmicos nas circunstancias experimentais a partir da elaboração do gráfico V × i utilizando os dados obtidos.
3- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1- Diferença de Potencial e Corrente Elétrica
3.1.1-Corrente elétrica
A corrente elétrica, e a eletricidade propriamente dita, estão presentes a todo tempo ao nosso redor e até em nós mesmos. Podemos citar vários exemplos: Na natureza: o relâmpago, uma grande descarga elétrica produzida quando se forma uma enorme tensão entre duas regiões da atmosfera.
No corpo humano: impulsos elétricos do olho para o cérebro. Nas células da retina existem substâncias químicas que são sensíveis à luz, quando uma imagem se forma na retina estas substâncias produzem impulsos elétricos que são transmitidos ao cérebro.
Além destes exemplos, podemos identificar vários aparelhos e utensílios em nossa casa que foram construídos a partir do domínio