Relatório
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
ENSAIOS NÃO DESTRUTIVEIS, DE TRAÇÃO E COMPRESSÃO
Alunos:
Matheus Dias Ruas
Bruno Oliveira Bica
Andressa Ferrazza
Alegrete, 24 de abril de 2012.
Resumo
Como foi solicitado pela professora, ocorreu uma aula prática laboratorial, da qual a mesma nos possibilitou presenciar os ensaios de compressão e tração do corpos de prova de concreto. Os corpos de prova disponibilizados para o ensaio foram escolhidos aleatoriamente pelo Engenheiro responsável Marcelo, devido a isso não pudemos fazer uma relação entre Dias x Resistência. Esses ensaios foram realizados nos equipamentos a seguir: * Prensa Mecânica; * Esclerômetro;
Para um melhor entendimento do assunto pesquisamos tipos de ensaios no concreto não destrutivos, dos quais abordaremos a seguir.
Objetivos * Determinar a resistência dos Corpos de Prova * Pesquisar métodos de ensaios no concreto não destrutíveis
Materiais * Prensa Mecânica; * Esclerômetro; * Corpos de Prova;
Metodologia
Em laboratório o Engenheiro Responsável Marcelo conduziu os trabalhos, primeiramente utilizamos a prensa mecânica para os ensaios diametrais e os normais,os alunos mantiveram-se atentos aos experimentos para anotar todos os dados fornecidos para os cálculos das tensões, posteriormente foi nos apresentado o Esclerômetro, também utilizado para a medição da resistência através dos golpes do mesmo.
Pesquisa: métodos não destrutivos * Ensaio de dureza superficial ou esclerometria: Os métodos de ensaio desenvolvidos para medir a dureza superficial do concreto são baseados na realização de um entalhe na superfície ou no princípio do ricochete. O método da endentação consiste principalmente no impacto de uma determinada massa com uma dada energia cinética sobre a superfície do concreto, sendo medida a profundidade do entalhe resultante.