Carreira empreendedora
Empreendedorismo. Uma palavra, diversas interpretações. Ser empreendedor engloba inovação, dedicação, tempo, visão de mercado, entre muitos outros. O desejo, a necessidade de mudança dos produtos e serviços já disponíveis no mercado, são determinantes na carreira de um empreendedor. Carreira esta que requer do indivíduo, muitas vezes, encarar grandes questões e encontrar maneiras criativas de resolvê-las.
Cinco etapas são necessárias para a obtenção de sucesso em uma carreira profissional. Escolher, criar, planejar, desenvolver e colher. Um bom empreendedor sabe identificar as oportunidades certas para realização de todas essas etapas, de maneira eficaz. A primeira etapa consiste em conhecer o que o indivíduo irá precisar para abertura de seu negócio, conhecer sua área, buscando informações importantes para sua “sobrevivência” no mercado de trabalho. Essa etapa foi, no entanto, identificada na atividade realizada em sala: “Teste de sobrevivência no deserto”, com a qual vimos a real necessidade do indivíduo ter um conhecimento prévio, e com o tempo ir criando uma experiência, para então tentar se arriscar, como por exemplo, abrindo um negócio.
Persistência deve ser uma característica sempre presente na carreira de um empreendedor. Ao mesmo tempo que muitas coisas podem dar errado, ao se persistir, mudar a forma de se fazer algo, tudo pode dar certo. No filme “Transformers: dark of the moon”, o protagonista demonstra grande persistência. Ao passo que ninguém acredita nele, ele precisa se arriscar – também grande ponto na carreira empreendedora –, confiar em si mesmo, para então no final alcançar seu objetivo.
A carreira empreendedora, por fim, exige total dedicação do indivíduo, como trabalhar quarenta horas, de segunda à sexta, e algumas vezes em finais de semanas. Exige um espírito inovador, aberto a novas ideias, grandes mudanças, sempre presente no mesmo. Sendo assim, como pretendo seguir o negócio da minha família, administrando