Relatório
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
FATORES QUE REGULAM O CRESCIMENTO POPULACIONAL
Nayardila Beatriz Fernandes 1310589/8
Alan Costa Gomes 1410454/2
As populações possuem diversas características próprias, mensuráveis. Cada membro de uma população pode nascer, crescer e morrer, mas somente uma população como um todo possui taxas de natalidade e de crescimento específicas, além de possuir um padrão de dispersão no tempo e no espaço.
Os chamados fatores dependentes da densidade são aqueles que impedem o crescimento populacional excessivo, devido ao grande número de indivíduos existentes em uma dada população: as disputas por espaço, alimento, parceiro sexual, acabam levando à diminuição da taxa reprodutiva e ao aumento da taxa de mortalidade. O predatismo e o parasitismo são dois outros fatores dependentes da densidade, na medida em que os predadores e parasitas encontram mais facilidade de se espalhar entre os indivíduos de uma população numerosa.
A regulação do tamanho das populações é feita por vários fatores, abióticos e bióticos. Os fatores abióticos que interferem no tamanho das populações estão relacionados ao ambiente onde essa população está presente como a umidade, salinidade, pH, temperatura, oxigenação, entre outros. Os fatores bióticos: competição infra-específica, competição interespecífica, predação e parasitismo.
A competição infra-específica determina, basicamente, a densidade da população em um dado local. Ela ocorre quando os recursos do ambiente não existem em quantidade adequada para todos.Um exemplo de competição intra-específica por espaço, determinando um controle no tamanho das populações, é a territorialidade. A delimitação de um "território", ou seja, de um espaço em que um grupo de organismos passa a agir livremente sem a interferência de outro grupo de indivíduos da população. Quando, em uma população, ocorre o fenômeno da superpopulação, ou seja, aumento do