Relatório
Açúcares são substâncias orgânicas da classe dos carboidratos, formadas por unidades chamadas sacarídeos, que podem ser de origem animal ou vegetal. Encontram-se divididos em grupos, de acordo com a quantidade de sacarídeos pelos quais são formados, podendo assim serem classificados em: Monossacarídeos (1 unidade simples), dissacarídeos (2 unidades), oligossacarídeos (3 até 10 unidades) ou polissacarídeos (mais de dez unidades). (SOUSA, 2013)
Localizados no topo da pirâmide alimentar, tendo sua ingestão que ser controlada e dosada, os açúcares possuem propriedades adicionais aos alimentos, tais como: Sabor, aroma, cor, textura, retenção de água, aumento da vida útil e fermentação. Dessa forma, de acordo com o que deseja, podem ser empregados como: Adoçantes, espessantes, agentes de preservação, agentes geleificantes ou substitutos de gorduras.(BENETTI, 2013)
Podem ser consumidos de forma direta ou indireta, são usados portanto para adoçar bebidas e alimentos, prevenir o processo de cristalização (ao fazer uso do xarope de glicose ou açúcar invertido), em produtos de confeitaria, licores, decoração de bolos, chocolates, biscoitos. Ingrediente de uma vasta gama de produtos alimentícios, como bolos, sorvetes, tortas e sobremesas. (PHILIPPI, 2006).
Assim como os açucares, os óleos e gorduras constituem nutrientes essenciais para o nosso desenvolvimento. São substâncias hidrofóbicas, ou seja, insolúveis em água, que se distinguem por sua aparência física. Enquanto as gorduras são sólidas, passando para o estado líquido a uma temperatura entre 30 e 42 °C, os óleos são líquidos à temperatura ambiente. Ambos possuem várias funções, atuando como: Fonte e reserva de energia, isolante térmico e como substâncias essenciais para o transporte de vitaminas lipossolúveis. Além disso, são substâncias untuosas ao tato e ao paladar, que fixam e ressaltam o sabor dos alimentos e que servem de meio de cocção por calor seco. (PHILIPPI, 2003).
Uma das importantes