Folclore
Este trabalho tem como principal objetivo falar sobre o tema folclórico, sobre as influências dessa data comemorativa em nossa sociedade, explicar as celebrações feitas em nosso país, como músicas, lendas, e também os rumos que o folclore toma em cada região do Brasil.
Origem da palavra folclore
O folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares, constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração.
O termo “folklore” foi criado pelo arqueólogo chamado William John Thoms, tendo origem no inglês, em que "folklore" significa sabedoria popular. A palavra é formada pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento).
Principais características do folclore
As principais características do folclore são:
Aceitação coletiva da sociedade: O povo deve entender e adotar a ideia como sendo anônima e patrimônio de todos.
Antiguidade: Não deve ser criado a qualquer momento, deve ser passado de geração pra geração.
Anonimato: Não deve ter um dono ou criador, deve ser de extremo anonimato, sem nenhum autor.
Funcionalidade: o fato acontece por uma razão.
Espontaneidade: Criado pelo povo sem decretos governamentais, e sim baseado em experiências e histórias.
Fato folclórico
Um fato folclórico é o que envolve lendas e conhecimento do povo. Para um fato ser denominado folclórico ele deve ter alguns aspectos, conforme as regras da UNESCO, que são os seguintes: deve ser tradicional, tem que ser dinâmico, ter funcionalidade e também ser aceito pela sociedade, além de não ter autoria, ser transmitido por gerações, e ter uma tradicionalidade. Todos esses aspectos podem então ser reconhecidos como parte do folclore.
Origem da data comemorativa
A data comemorativa teve sua origem a partir de uma publicação em uma revista em 1846, quando o arqueólogo