Relatório
PRÁTICA 01:
Profª Suzy Pereira
Alunos:
Maira Joaquina barbosa Pedro Soares Firmino
Águas de Lindóia
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1 MISTURA
Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias puras, sejam elas simples ou compostas. As proporções entre os constituintes de uma mistura podem ser alterados por processos químicos, como a destilação. Todas as substâncias que compartilham um mesmo sistema, portanto, constituem uma mistura. Não se pode, entretanto, confundir misturar com dissolver. Água e óleo, por exemplo, misturam-se mas não se dissolvem. Isso torna o sistema água + óleo uma mistura, não uma solução.Temos dois tipos de misturas:as homogêneas e heterogêneas,onde mistura homogênea é quando depois de misturadas as duas substâncias podemos identificá-las e separá-las e as misturas heterogêneas depois de misturadas pode-se identificar as duas substâncias e em alguns casos separá-las.Na química são usados vários métodos para separação de misturas,entre elastemos: destilação,acromatografia,filtração,decantação,derivatização,centrifulgação,entre outros.
.
1.2 CROMATOGRAFIA
Cromatografia é um processo físico-químico de separação de misturas.A mesma acontece pela passagem de duas fases:uma estacionária e outra móvel. A grande variabilidade de combinações entre a fase móvel e estacionária faz com que a cromatografia tenha uma série de técnicas diferenciadas.
1.3 DESTILAÇÃO
A destilação é o processo de separação baseado no fenômeno de equilíbrio de líquido-vapor de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida, a destilação pode ser um método para separá-las. Basta apenas que tenham volatilidades razoavelmente diferentes entre si.
1.4 FILTRAÇÃO
Filtração é um método utilizado para separar sólido de líquido ou fluido que está suspenso, pela passagem