Relatório
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Física (LABORATÓRIO)
Docente: Diego Moro
RELATÓRIO DE PRÁTICA DE LABORATÓRIO
TITULO: MOVIMENTO EM QUEDA LIVRE
Discentes: Helena Paes Westerlund RA: 112710 Lívia Nascimento Andrade RA: 112461
Matheus Martins Rezende RA: 112435
Raiane Campos Alves RA: 112330
Uberlândia
Outubro/2012
Introdução Se abandonarmos dois corpos de massa diferentes de uma mesma altura, qual tocaria o chão primeiro? Por volta de 300 a.C. essa pergunta já foi respondida por um filósofo grego chamado Aristóteles, que dizia que o mais pesado tocaria o solo primeiro, mas tal afirmação nunca foi comprovada, até que mais ou menos no século XVII quando o físico Galileu Galilei, através do método experimental, descobriu que desprezando a resistência do ar, todos os corpos, mesmo os de massas de diferentes, chegariam ao chão ao mesmo instante. A teoria de Galilei contrariou muitos seguidores de Aristóteles que não se convenceram das evidências de suas experiências e o perseguiram devido as suas idéias revolucionarias que comprovaram a queda de corpos no vácuo, em um movimento chamado de queda livre considerado um Movimento Uniformemente Variado, pois os corpos sofrem aceleração da gravidade.
Objetivos zz Analisar o tempo que um corpo abandonado a uma altura, desprezando a resistência do ar, encontra-se com o solo.
2. Procedimentos Experimentais
2.1 Materiais utilizados:
• Trena
• Bolinha
• Cronômetro
3. Metodologia
Foram analisados os comportamentos de queda livre em três alturas diferentes [(2m, 1,5m e 1m)] sendo que em cada altura a bolinha foi lançada cinco vezes para que caso houvesse algum erro, poderia ser reparado da forma mostrada pelos cálculos acima.
4. Resultados
Y T1 T2 T3 T4 T5 T-médio Y teórico Erro
-2,0m 0,67 0,68 0,6