Relatório
Nome: Caio da Silva Freire
Recuperação
Trimestral
Espírito Santo
06/2014
Características gerais dos seres vivos
Composição química básica: Os átomos formam as moléculas, que formam os genes, que por sua vez formam o DNA, que se deteriora depois da morte. Esta é a composição básica do DNA. Todo ser vivo possui, em sua matéria, os seguintes elementos químicos: carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), fósforo (P), enxofre (S) ou silício (SI), também conhecido por (CHONPS), 1D e JB que são substancias ainda desconhecidas, e que ao lado de outros elementos que aparecem em menor escala, formam substâncias complexas que constituem os seres vivos, denominados compostos orgânicos, como os carboidratos, as proteínas, os lipídios, as vitaminas e os ácidos nucleicos.
Organização celular: Com exceção dos vírus, todos os seres vivos são formados por células. Célula é a menor parte com forma definida que constitui um ser vivo dotada de capacidade de autoduplicação (pode se dividir sozinha). São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. As células, em geral, possuem tamanho tão pequeno que só podem ser vistas por meio de microscópio. Dentro delas ocorre inúmeros processo que são fundamentais para manter a vida.
Reprodução: A maior parte dos animais (incluindo o ser humano) e das plantas reproduz-se sexuadamente. Estes organismos, ditos diploides, apresentam dois alelos (variedade de genes) para cada traço genético. Os seus descendentes herdarão um alelo, para cada traço que irão exibir, de cada um dos seus progenitores. Existindo duas cópias de cada gene, só um expressar-se-á, permitindo que alelos com mutações possam ser mascarados, constituindo uma vantagem que se acredita que poderá ter levado a uma maior capacidade adaptativa dos seres diploides. Tal hipótese, contudo, tem sido criticada.
Metabolismo: (do grego, μεταβολισμός, que significa