trangenicos
Assim, o ser vivo cujo código genético foi modificado, passará a ter novas características específicas que não possuía antes.
Esse processo é feito em laboratórios e essa técnica pode ser aplicada em qualquer ser vivo.
Os transgênicos vêm ocupando parte da imprensa com opiniões favoráveis ora desfavoráveis . Um organismo ao receber material genético de outra espécie, ou modificado da mesma espécie, passa a apresentar novas características. Assim, por exemplo, já temos bactérias fabricando hormônios humanos, algodão colorido e cabras que produzem fatores de coagulação sanguínea humana.
Professora FERNANDA BRUM LOPES – Geografia
2 - A adoção de um novo modelo tecnológico em determinado ramo econômico sempre implica impactos positivos e negativos a serem absorvidos pela sociedade, sendo que a distribuição dos benefícios e prejuízos é resultado da correlação política, econômica e social entre os setores envolvidos. Nas últimas décadas, o desenvolvimento e a utilização dos organismos geneticamente modificados, ou simplesmente transgênicos, em larga escala na agricultura têm se sustentado sob três argumentos principais: a preservação do meio ambiente, o aumento da produção para combater a fome e a redução dos custos de produção. Em cada um desses eixos depreende-se um enorme esforço para demonstrar como os transgênicos geram resultados positivos, e que não há risco para o meio ambiente e em particular para o consumo pelos seres humanos.
Livro – Transgênicos para quem? Agricultura, Ciência, Sociedade
3 - Na década passada, Roleta Genética foi o livro mais extraordinário do meio científico. Foi dado o alerta para a humanidade sobre os malefícios dos produtos Geneticamente Modificados para a biodiversidade e para a saúde do planeta. Em meados de 1970, cientistas descobriram que podiam transferir genes do DNA