Relatório
Experimento 4: Identificação de Substâncias ácidas e básicas
Ângela B. Carvalho Mendes
Fernanda Ferreira Santos
9 de Julho de 2012
INTRODUÇÃO TEÓRICA
De acordo com Arrhenius, substâncias ácidas são aquelas que em solução aquosa sofrem ionização liberando íons H+. Estes íons por sua vez reagem com a água formando o íon h2O+ também chamado de Hidrônio.
HAc = H+ + Ac-
H+ + H2O = H3O+
Substâncias ácidas são consideradas perigosas pelo fato de terem a propriedade de destruir estruturas moleculares assim como dissolver matéria orgânica com muita facilidade dependendo da força e da concentração do ácido.
Existem ácidos fortes que em alta concentração conseguem diluir metais bastantes resistentes como o Magnésio por exemplo. Isto ocorre devido à oxidação promovida pelos hidrônios.
Mg(s) + 2H+(aq) = Mg2+(aq) + H2(g)É extremamente perigoso trabalhar com substâncias ácidas sem o uso de equipamentos de proteção tais como luvas, óculos, avental, etc.
Qualquer contato dessas substâncias com qualquer parte do corpo humano causaria queimaduras bastante sérias e danosas.
OBJETIVO
Identificar substâncias ácidas e básicas com indicadores simples, papel indicador universal e phmetro. Além disso, conceituar ácidos e bases utilizando experimentos simples em solução aquosa.
PARTE EXPERIMENTAL
Parte A: Indicador de ácido – base
1) Material utilizado:
tubos de ensaio estante para tubos de ensaio solução diluída de fenolftaleína solução diluída de vermelho de metila sabão comum leite de magnésia vinagre água sanitária diluída comprimidos de aspirina bicarbonato de sódio
2) Procedimento:
1º experimento: Colocamos em dois tubos de ensaio a mesma quantidade de água destilada e sabão em pó e acrescentamos em um deles umas gotas de fenolftaleína e no outro vermelho de metila.