Pcmat
Existem varias razões para nos preocuparmos com a segurança e Higiene do Trabalho, são elas. 1.1 – MÃO DE OBRA:
O presente trabalho esclarece uma serie de dúvidas tais como: a – Porque se preocupar com a Higiene do Trabalho? b – Quais são os agentes de exposição os quais os funcionários estão expostos? c – Quem realmente está exposto a agentes físicos, químicos e biológicos? d – Quais as concentrações e intensidades? e – Que fazer para influenciar a performance em Segurança e Higiene do Trabalho?
1.2 – PREOCUPAÇÃO HUMANITÁRIA: Este aspecto nos leva a minimizar os desvios às conformidades, os acidentes e as Doenças Ocupacionais, fatores estes preponderantes para a sobrevivência da organização.
As normas modernas, principalmente aquelas da série ISO 9000, 14000 e 18000, os apelos da comunidade, da mídia e mesmo dos poderes constituídos, principalmente daquelas que detém a maior parte de responsabilidade sobre a Segurança dos Serviços Prestados.
1.3 – COERENCIA: É muito importante que os padrões de Segurança e Higiene do Trabalho sejam coerentemente aplicados por todo o estabelecimento em todos os canteiros de obras, no qual estejam presentes. Se houver duas series de padrões, a organização como um todo, fatalmente questionará o bastante sobre o grau de engajamento que se espera do pessoal. A credibilidade no programa de Segurança ficará sensivelmente abalada e todo esforço dos especialistas poderá ser em vão.
1.4 - CUSTOS: Uma outra razão significativa e importante refere-se aos custos. Deve ser planejado e operacionalizado um programa intensivo de Segurança e Higiene do Trabalho, direcionado para todo o estabelecimento, objetivando atender os critérios de excelência.
Com o passar do tempo e no futuro próximo, cada vez mais as empresas contratantes estarão envolvidas com problemas de custos e desvio à Segurança do Trabalho, principalmente pelo fato de que a sociedade e