Relatório
Questão1
Giddens defende que a modernidade seria uma forma de organização social surgida na Europa do século XVII, cuja influência se tornou, posteriormente, mundial. Três elementos separariam a ordenação social moderna das sociedades tradicionais: as mudanças são extremamente rápidas (ritmo da mudança); as transformações sociais atingem, virtualmente, qualquer local do planeta, a natureza das instituições modernas, a transformação dos produtos e do trabalho assalariado em mercadoria são instituições particulares à Modernidade.
Em Durkheim, a modernidade seria explicada pelo impacto do industrialismo; assim, viveríamos numa ordem industrial e não capitalista. De acordo com Durkheim, a natureza da modernidade é explicada a partir do impacto do industrialismo. A transformação social presente na modernidade não se deve ao capitalismo, mas ao impulso energizante de uma complexa divisão de trabalho. Já Weber abordou o capitalismo por meio da burocracia presente na racionalização da tecnologia e na organização das atividades humanas.
Questão 2)
A cultura passou a ser, maciçamente, produto a ser comercializado no contexto capitalista, os bens culturais estão sendo utilizados para fins lucrativos através de propagandas, tantos em horário específicos como nos programas de auditório e novelas, como vem acontecendo na mídia através da televisão, rádio, jornais.
Questão 3)
O modelo de contrato a televisão lança programas na qual os telespectadores participam através de e-mail, telefonemas, sms, ou seja, interagem uns com os outros. Esse modelo pressupõe um acordo no qual o emissor e o receptor reconhecem que se comunicam e o fazem por razões partilhadas, ou seja, os motivos, para produzir e para assistir, são comuns entre aqueles que estão envolvidos na transmissão e na recepção dos programas.
O modelo de promessa, a comunicação entre o telespectador e o programa não é recíproca, ou seja, não existe