Relatório
A amostragem de solos é uma pratica que pode ter diversos fins, tais como determinação das características químicas, estudos pedológicos/geológicos, mostruários didáticos entre outros. Do ponto de vista agronômico, a amostragem tem como principal objetivo a determinação da fertilidade do solo a ser amostrado, porem também podemos obter teor de umidade, características texturais, físicas (porosidade, densidade), bem como problemas de toxidez, entre outros atributos que são relacionados de acordo com a finalidade da amostragem. De maneira sucinta amostragem consiste na coleta do material, analise laboratorial, interpretação dos resultados e recomendações pertinentes aos resultados, sucessivamente.
2 - OBJETIVO
O objetivo desta aula prática é a introdução do conhecimento pratico sobre amostragem, seus conceitos e métodos, bem como determinar, por meio de um exercício prático, o número de amostras a serem coletadas em uma área com determinados parâmetros, usando equações e métodos aplicados em aula.
3 – REVISÃO DE LITERATURA
3.1 – Amostragens de solos
As amostras de solo possuem diversos fins e diferem quanto ao tipo de coleta que é feita para a obtenção das mesmas. Podem ser deformadas e indeformadas (fins agrícolas) e ainda os monólitos, que também são amostras indeformadas, porém tem a finalidade de compor museus didáticos e estudo de perfil.
A amostragem do solo para fins agrícolas principal etapa de um programa de avaliação da fertilidade do solo, pois é com base na análise química da amostra do solo que se realiza a interpretação e que são definidas as doses de corretivos e fertilizantes que serão utilizados durante o processo produtivo. Diversos cuidados devem ser tomados durante o processo da amostragem, pois uma amostragem inadequada do solo resulta em uma análise inexata e em uma interpretação e recomendação equivocadas, podendo causar prejuízos econômicos ao produtor e danos ao meio ambiente.
3.2 – Tipos