Relatório
O ser humano é o único mamífero que toma leite durante toda a sua vida toda, e não é a toa. O leite materno, primeiro alimento do bebê quando nasce, é essencial para seu crescimento e desenvolvimento orgânico e funcional, pois é rico em gorduras, vitaminas e minerais indispensáveis para o desenvolvimento do sistema imunológico, preparando o organismo do bebê contra várias doenças. O leite além de ser rico em calcio é composto de 80% de caseinas e proteínas do soro importantes para o desenvolvimento e manutenção e manufaturação de seus derivados.
O leite não forma coágulos pois contém o aminoacido serina+ fosfato que se liga ao calcio impedindo assim a formação de coagulos na aplicação de calor, sendo possivel separar a caseina do das proteínas do soro por precipitação ácida.
Objetivo
Foi extrair a caseína do leite, através da adição do limão ao leite.
Material
-Béquer
-Balança
-Proveta
-Funil
-Bico de Bunsen
-Bastão de vidro
-Papel toalha
-Porta filtro
-Filtro
-Bicarbonato de sódio
-Limão
-Leite
-Prato
-Peneira
Métodos
Primeiramente foi pego 250 ml de leite pasteurizado, colocado no béquer. E assim foi medido o ph do leite pasteurizado puro.
Logo depois nesse mesmos 200 ml de leite pasteurizado foram adicionados 60 ml de limão, e foi medido o ph da solução.
E com adição do limão após alguns segundos, a caseína do leite ficou separada do soro, e depois peneirada e filtrada, foi retirada totalmente o soro e só ficou a caseína.
Num prato foi colocada a caseína depois de extrair o soro e foi adicionado o bicarbonato de sódio, mexeu-se até que se forma-se uma cola viscosa amarelada.
Resultado e discussão Material Ph 200 ml de leite 7,0 60 ml de limão 2,0 200 ml de leite + 60 ml de limão 4,0
Conclusão
Referências bibliográfica