Relatório
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LETRAS
RELAÇÃO ENTRE O FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA” E OS CONCEITOS APRESENTADOS PELO TEXTO EDUCAÇÃO E SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM
VITÓRIA
2013
Durkheim problematiza a questão da heterogeneidade e homogeneidade na sala de aula. Um bom exemplo disso pode ser visto no filme "Entre os muros da escola", dirigido por Laurent Cantet, em 2008.
Neste filme, é destacado como uma escola com muita diversidade pode ser um problema para o educador e para o educando, assim como os outros profissionais da escola. O filme trata dos problemas em uma escola francesa ao receber vários alunos diferentes, pois há grande número populacional que migra da África para a Europa.
Os problemas que o personagem principal (um professor de francês) vivencia são, sem dúvida, reais. Como pode-se ensinar sem ter o interesse de cada um e a motivação em aprender? Cada um dos alunos tem ideias diferentes sobre a vida, um ponto de vista diferenciado. O professor tem também dificuldade em se relacionar com outros professores em busca de ajuda para motivar estes alunos.
Durkheim comenta que um ser social tem suas crenças, práticas morais e tradições nacionais, "as opiniões coletivas de toda espécie" (Durkheim, 1978). Neste filme, o professor ensina para alunos de ensino médio, que já têm sua característica de ser social, o que causa conflitos não só entre o professor e os alunos, mas também entre os próprios alunos, que têm diferentes visões de mundo.
BIBLIOGRAFIA
DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 11 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978