CONTRIBUIÇÕES CULTURAIS DOS MUÇULMANOS NA ESPANHA
CONTRIBUIÇÕES CULTURAIS DOS MUÇULMANOS NA ESPANHA
Kizzy Almeida da Silva
3º Período
Professor: Pastor Péricles
2013
Os muçulmanos transformaram a Espanha no país mais moderno da Europa nos séculos XIII, XIV e XV . A Espanha e também Portugal, possuíam tecnologias que outros países (França, Inglaterra, Holanda e Itália) não possuíam como por exemplo o astrolábio e a bússola, ambos vitais para as navegações.
Todo o desenvolvimento econômico do Império Árabe causou mudanças na Europa medieval. O vasto império comercial dos árabes distribuía os produtos orientais pela Europa, estimulando o comércio no final da Idade Média.
Os muçulmanos introduziram na Europa várias plantas como o arroz, o cânhamo e o açúcar. Desenvolveram a agricultura, onde dominaram, utilizando o sistema de irrigação, transformando terras estéreis em férteis regiões, como na Espanha.
A Europa adquiriu dos islâmicos o conhecimento da bússola, do astrolábio, do papel e, talvez, da pólvora, conhecimento este trazido da China pelas caravanas islâmicas.
Foi grande, também, a influência árabe na elaboração da língua portuguesa, já que dominaram a Península Ibérica do século VIII ao XV. São exemplos de palavras de origem árabe: açougue, açoite, açúcar, alcatrão (al é o artigo definido em árabe), álcool, alfinete, alcunha, algarismo, assassino, garrafa etc.
A cultura islâmica assimilou elementos de diversas culturas, reelaborando-os e enriquecendo-os com contribuições originais. Assim, dentre as principais realizações culturais dos árabes, podemos destacar:
1. Ciências: campo em que os muçulmanos mais se desenvolveram; na matemática aprimoraram a Álgebra e a Geometria; dedicaram-se também à Astronomia e à Química (alquimia); O campo em que os muçulmanos fizeram mais progresso foi na ciência. Na astronomia, traduziram a obra de Ptolomeu, que passou a ser conhecida pelo nome árabe de Almagesto. Fundaram observatórios como o de Damasco,