relatório
Utilizando uma solução sulfocrômica, o presente experimento consiste em oxidar brandamente o álcool isopropílico ou propan-2-ol, um álcool secundário, a propanona, conhecida comercialmente por acetona.
3. Introdução
O oxigênio é sem dúvida o heteroátomo de maior presença em compostos orgânicos. Um grupo muito evidente nos compostos oxigenados é o grupo carbonila, que consiste em um carbono com hibridização ligado duplamente com um átomo de oxigênio.
Devido ao fato do oxigênio ser um elemento muito eletronegativo, ele acaba atraindo fortemente a nuvem eletrônica para sua proximidade, fazendo que, no caso da carbonila, seja altamente polarizada.
com o grupo carbonila, na qual os orbitais restantes
As cetonas são um bom exemplo de compostos ligam-se a duas cadeias carbônicas.
Outra forma do oxigênio está presente em um composto orgânico é através do grupo hidroxila, o qual o
oxigênio faz uma ligação sigma com o carbono e com o hidrogênio. Da mesma forma que acontece em compostos com grupo carbonila, o grupo hidroxila é muito bem polarizado, de maior densidade eletrônica próxima ao oxigênio.
Representando substâncias com o grupo hidroxila estão os álcoois onde a hidroxila está ligada diretamente a átomos de carbonos saturados. Dependendo do carbono onde a hidroxila se liga, os álcoois podem ser classificados em: primário, secundário ou terciário.
Devido à natureza polar dos álcoois e cetonas, um composto pode sintetizar o outro através de uma reação de oxidação, no sentido álcool formando cetona, ou reação de redução, cetonas derivando álcoois, desde que seja usado um agente oxidante ou redutor bem forte.
Os álcoois apresentam caráter ácido mais fraco, tendo dificuldades para oxidar-se, desta forma é necessário o uso de reagentes muito fortes como
oxidantes energéticos, exemplificado pelo , em meio sulfúrico concentrado, formando uma solução sulfocrômica.
À medida que o ácido sulfúrico entra em contato
Figura 1: