PRINCÍPIO DE INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA
1º) ANÁLISES
Análise gramatical.
Análise histórica.
Análise teológica.
1-Princípios de interpretação/análise gramatical.
1.1-Significado das palavras isoladas. É indispensável verificar não somente a etimologia das palavras,como também, seu uso corrente na época em que o texto foi escrito,bem como o uso das palavras sinônimas.
Ex.a palavra grega (EKLESIA) derivar-se de EK e KELEIN, e designa igreja, salientando que ela é composta de um povo chamado para fora.
EK-Sig. Separado. De dentro de.
A palavra grega (EIRENE) da idéia de sensação de graça, no novo testamento é empregada para tranqüilidade e gozo espiritual, a qual a graça de Deus conduz a pessoa que é perdoada por Jesus.
Ver também os acidentes que a palavra ocorreu durante os séculos.
Ex.os verbos AGAPAU e FILEU - são sinônimas, a distinção que há entre eles é que o primeiro expressa um efeito mais racional, enquanto o segundo uma afeição mais emotiva(.2Sm 13.15;Jô 15.12;Rm 12.10;1Jo 4.19).
1.2-Significado das palavras no contesto. É importante descobrir o sentido particular como o autor empregou a palavra chave no seu contesto, a linguagem da escritura sagrada, deve interpretada de acordo com sua importância gramatical, por essa razão o sentido de qualquer expressão,proposição ou declaração deve determinada pela palavra empregada.
Há casos em que uma palavra pode ter apenas um senti do no contesto em que ocorre, como também há casos em que pode ter vários sentidos.
Ex.A palavra grega. (sarquis) sig. Carne.
Em (1Co15.39)-carne sig. Corpo humano. (At.2.26),pessoa humana.em(Jô 1.13)sig. Desejo sexual,natureza sensual do homem.
1.3-Uso de palavra figurada. Precisamos está atento para o uso de palavras figuradas no texto especialmente as metáfora ,figura de linguagem ,em que um objeto é assemelhado a outro,afirmando ser o outro,(Lc.13.32), “ Respondeu-lhes Jesus: Ide e dizei a essa raposa: Eis que vou expulsando demônios e fazendo