Relatório
Observação de
Protozoários de
Interesse Médico
Parasitologia
Natália Barboza Helbusto
Biomedicina – 4UMA
Profª Dr. Marco Antônio – Raduan Hage
OBSERVAÇÃO DE PROTOZOÁRIOS DE INTERESSE MÉDICO
1. INTRODUÇÃO
Parasitismo é uma relação estabelecida entre o parasita e o hospedeiro, onde ocorre a unilateralidade de benefícios. O parasita passa a ser dependente dos aspectos nutricionais do hospedeiro, para que consiga completar seu ciclo biológico. A instalação da patologia, depende dos mecanismos de infecção do parasita e mecanismos de defesa do hospedeiro,ou seja relação parasita-hospedeiro. A morte do hospedeiro não é útil para o parasita, já que perde sua fonte nutricional e fica impossibilitado de realizar seu respectivo ciclo.
Neste relatório foram estudadas e analisadas alguns gêneros e espécies diferentes de parasitos.
Entre eles, estão:
Leishmania: apresenta três formas durante o seu ciclo: amastígota, promastígota e paramastígotas. A reprodução da Leishmania se dá através da divisão binária. As patologia causadas por esse gênero são:
Leishmaniose Cutânea: formação de úlceras únicas ou múltiplas na derme. As espécies que causam essa patologia estão na América Central e do Sul e pertencem aos complexos mexicana e braziliensis.
Leishmaniose Cutaneomucosa: conhecida por espúndia e nariz de tapir ou de anta. O agente etiológico é a L. Braziliensis. São desenvolvidas lesões secundárias destrutivas , envolvendo mucosas e cartilagens.
Leishmaniose Cutânea Difusa: lesões difusas, não ulceradas por toda pele. Provocada por parasitas do complexo mexicana.
Leishmaniose Visceral Americana: enfermidade infecciosa generalizada, crônica, apresentando febre irregular e de longa duração. Conhecida também como calazar, uma doença que traz desafios para a saúde pública, já que seu reservatório é o cão doméstico, dificultando o controle e eliminação do foco endêmico.
Trypanossoma Cruzi: apresenta as