Relatório
Nome do aluno: Leonardo F. C. de Andrade R. A. R. G.
CURSO: Psicologia Semestre: Ano:
Nome da Atividade: Estágio de observação
Data:
Local: E. E. Prof. José Arantes Terra
Resumo da Atividade Desenvolvida:
- Observamos que a sala de aula era composta por 19 alunos, denotando ausência de apenas 2 outros alunos. No período de observação, obtivemos a informação primeiramente por intermédio de um dos alunos e após confirmado por uma professora, que no dia anterior a nossa permanência na sala, houve reunião de pais e professores, possivelmente explicando a maior assiduidade dos alunos.
- Analisamos que os alunos aparentavam estarem mais agitados e agressivos, eles xingavam e se provocavam com maior frequência. Testemunhamos um caso onde dois alunos estavam se provocando frequentemente. Um dos alunos justificava seu comportamento, acusando o outro envolvido de ter ocasionado a sua ida a diretoria por alegar que o mesmo teria sido o responsável por desenhar um pênis em uma das cadeiras.
- Este comportamento mais exaltado dos alunos pode ser observado na primeira aula, onde a professora, - uma universitária do curso de licenciatura de história, estava substituindo a aula de português. Com a mudança de aula, foi perceptível a mudança também do comportamento dos alunos.
- Com o desenvolvimento da segundo aula notamos que durante a correção oral dos exercícios, os alunos tinham como maior preocupação copiar as resposta, havendo a participação apenas de uma parcela da classe e poucos eram os alunos que pensavam antes de responder. Em certo momento os alunos e a professora comemoraram, pois um dos alunos respondeu corretamente, utilizando realmente o raciocínio.
- Constatamos que alguns alunos buscam a afirmação de certa maturidade utilizando dos seguintes comportamentos: desenhando em suas mãos, para que os desenhos assemelhassem com tatuagens, além de comportamentos sexuais aflorados, onde os meninos insinuavam-se de maneira